Extensão

2020 – 2021

Indicadores Sociais e Educacionais
Descrição: O curso de extensão tem por objetivo geral formar estudantes de pós-graduação e graduação (membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva – GEPEI da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD) e técnicos da Secretaria de Educação do município de Dourados/MS, sobre o uso de indicadores sociais/educacionais. São objetivos específicos: 1. Formar estudantes e técnicos educacionais sobre o uso e preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). 2. Formar estudantes e técnicos educacionais sobre o uso do software estatístico IBM SPSS Statistics na pesquisa em Educação e para fins de planejamento educacional. Pretende-se trabalhar aspectos teóricos e práticos sobre fontes oficiais de indicadores educacionais, em especial o Censo Escolar da Educação Básica disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O curso está vinculado ao projeto de pesquisa Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil, cadastrado na pró-reitoria correspondente. Trata-se de uma das ações previstas no plano de trabalho de estágio pós-doutoral, realizado pela proponente na UFGD. Protocolo Sigproj UFMS 86945.822.9416.29102020.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador / Ana Paula Escossia Barbosa de Souza Pereira – Integrante / Aline Maira da Silva – Integrante / Mary Cristina Olimpio Pinheiro – Integrante / Adelma dos Santos Soares – Integrante.
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2016 – 2017

Instrumentalização de confecção de blog com crianças na primeira fase do Ensino Fundamental

Neste projeto objetivamos elaborar atividades para a aquisição da leitura e escrita por alunos público-alvo da política de educação inclusiva. A ação é desenvolvida no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, em uma escola que oferece atendimento educacional especializado a alunos com deficiência e que atende alunos oriundos da Bolívia. Utilizamos o gerenciador de conteúdo WordPress hospedado no portal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (http://www.ppeees.ufms.br/blogcaic/) e outros recursos tecnológicos. Essa estratégia se apresenta como alternativa pedagógica para auxiliar a escola no processo de alfabetização dos alunos, compreendendo que o desenvolvimento da linguagem a torna meio de generalização e base de elaboração do pensamento. Tem por finalidade fortalecer o intercâmbio institucional com outros grupos de pesquisa, em especial da Universidade de Alcalá, Alcalá de Henares, Comunidade de Madri, Espanha. 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Pós-doutorado: (1).

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho – Integrante / José Fonseca da Rocha Filho – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra / Prefeitura Municipal de Corumbá – Cooperação. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

 

Educação lúdica com crianças

Orientadora: Anamaria Santana da Silva, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Nosimar Ferreira dos Santos Rosa.

Período de implementação: 2005.

Realização: CREIA, UFMS, OIT.

 

 

Brinquedoteca hospitalar

Objetivo: Desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas com crianças na pediatria da Santa Casa de Corumbá e no Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM.

Responsável: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Período de implementação: a partir de 1999

Clientela atendida: crianças internadas nas enfermarias pediátricas desses hospitais.

 

 

Educar sem Violência: Orientação às crianças e adolescentes atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá

Objetivo: Acompanhamento e orientação a crianças, adolescentes e suas famílias, atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá, consideradas em “situação de risco”.

Orientadora: Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa

Responsável: Elizana de Jesus Koberstain

Marli Lopes da costa

Período de implementação: 1997 – 1998

Clientela: crianças atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá e suas famílias.

 

 

Programa de prevenção ao abuso de drogas na Escola de 1º e 2º graus D. Bosco. (CREIA/Conselho Municipal de Entorpecentes)

Objetivo: Orientação da população em relação ao uso e abuso de drogas.

Responsável: Carmen Adélia Saad Costa

Período de implementação: 1997 – 1998

Clientela: alunos de 5ª à 8ª série e 2º grau e pais de alunos.

 

 

Orientação à famílias das crianças do Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM

Objetivo: Orientação a famílias de crianças consideradas em “situação de risco”, atendidas pelo Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM – Corumbá, MS.

Responsável: Jolise Saad Leite

Período de implementação: 1997 – 1998

Clientela atendida: 15 famílias de crianças em situação “de risco”.

 

 

Projetos APAE, Tópicos especiais em educação especial e Temas em educação especial – Grupos de estudo

Objetivo: Desenvolvimento de estudos e orientações a professores e demais profissionais, que atendem crianças com deficiências.

Responsável: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Período de implementação: 1993 – 1995; 1999-2001

Clientela: professores e profissionais interessados no atendimento a alunos com deficiências.

 

 

Curso para atendimento a crianças em situação de extremo risco. (CREIA/FACOR)

Objetivo: Orientação a profissionais da Prefeitura Municipal de Corumbá, MS para criação de um centro de atendimento para crianças e adolescentes em situação de “extremo risco”.

Responsável: Sandra Francisco de Amorim

Período de implementação: 1999 – 2000

Clientela: profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação consideradas de “extremo risco” (abusos, violências, uso de drogas, etc.).

 

 

Seminários anuais de Pesquisa do CREIA

Objetivo: divulgar pesquisas realizadas no CREIA e debater com a comunidade a situação da infância.