Pesquisa

2020 – Atual
Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil
Descrição: Ainda hoje a categoria de deficiência mais registrada no Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP) é a intelectual/mental. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar os indicadores de matrículas de alunos com deficiência mental/intelectual no Brasil, a partir da implantação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) em 1973. Por objetivos específicos pretendemos: discutir as modificações dos termos deficiência mental e deficiência intelectual nos documentos educacionais elaborados pelo governo federal no período de 1973 a 2019; e analisar o movimento das matrículas de alunos com deficiência mental e deficiência intelectual nos atendimentos de Educação Especial no Brasil, nas diferentes unidades da federação no mesmo período. Os procedimentos metodológicos consistem em análise documental e análise dos levantamentos estatísticos em Educação. As estatísticas públicas que analisaremos serão obtidas através dos resumos técnicos, sinopses estatísticas e dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para a leitura e tratamento estatístico dos microdados será utilizado o software IBM SPSS Statistics (Statistical Package for the Social Sciences). Para complementar as análises pretendidas serão utilizadas outras bases de dados estatísticos do INEP, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações pertinentes das unidades da federação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador / Aline Maira da Silva – Integrante.
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2017 – 2022
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
Um dos grandes problemas da educação brasileira hoje consiste no insucesso do cumprimento da meta de se alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade. Essa questão toma proporções maiores a partir do momento em que o Estado brasileiro opta por atender os alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns da educação básica, demandando a formulação de políticas públicas que garantam a aprendizagem destes alunos e novas formas de organização do trabalho pedagógico nas escolas. O projeto de investigação aqui proposto pretende impulsionar a modificação da organização escolar (criando tempos e oferendo recursos materiais e pessoais que ajudem ao desenvolvimento integral dos alunos), das crenças e práticas dos professores (oferecendo formação específica e assessoramento) e das aprendizagens dos alunos (priorizando a participação de todos os alunos em atividades diferenciadas). O domínio pleno do uso da língua materna, em suas diferentes formas, tem papel estruturante na organização do pensamento e na aquisição dos demais conhecimentos escolares, o que o torna imprescindível e prioritário no processo de escolarização. Atento às responsabilidades das redes públicas de ensino para a efetivação da política de inclusão escolar, o objetivo desta pesquisa é analisar possíveis impactos do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para transformação das práticas pedagógicas na escola, frente ao desafio de organização de ações criativas e inovadoras, que atendam adequadamente a escolarização em escolas em situação de diversidade/adversidade. Em específico, objetiva-se: 1. Avaliar possíveis impactos do uso cotidiano de TIC em salas de aula no desenvolvimento escolar dos alunos, em especial nos processos de leitura e escrita; 2. Investigar o impacto de ações de formação continuada para uso das TIC para professores da educação básica, nos processos de criação de procedimentos para a escolarização de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais na escola comum; 3. Analisar possíveis impactos do intercâmbio de práticas pedagógicas que envolvam o uso dessas tecnologias, de materiais educacionais e modificações no currículo, com foco na diversidade, em escolas no Brasil e na Espanha; 4. Investigar possíveis impactos da instrumentalização de técnicos das secretarias de educação brasileiras sobre acesso, uso e elaboração de bancos de dados oficiais no fortalecimento de suporte a ações inovadoras nas políticas educacionais locais. Para o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se realizar uma pesquisa-ação, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diferentes contextos educacionais. O campo empírico constitui-se em escolas públicas sediadas nas cidades de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS) no Brasil e Guadalajara (C-LM, Espanha) e Alcalá de Henares (CM, Espanha) na Espanha. Esta proposta justifica-se por ser uma tentativa de promover uma articulação qualificada entre a universidade e as escolas da educação básica, como forma de contribuir para que ocorram mudanças nessa realidade. A proposta se articula de forma multidisciplinar, envolvendo conhecimentos produzidos por grupos de pesquisadores que investigam: políticas e práticas de educação especial, desenvolvimento humano e educação, acesso e tratamento de dados estatísticos a partir de fontes oficiais, avaliação de programas educacionais, processos de aquisição da leitura e escrita em escolas comuns, tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, mídia, jogos em contextos educativos e alfabetização digital, sistemas de informação e banco de dados. Seus participantes apresentam produção científica nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Educação Especial, Estatística, Indicadores Educacionais, Alfabetização, Ciência da Computação e Tecnologia Educacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Ivanilde Nepomuceno – Integrante / Ana Belén García-Varela – Integrante / Héctor del Castillo – Integrante / Andressa Santos Rebelo – Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho – Integrante / Rosália Maria Duarte – Integrante / Carlos Monge López – Integrante / Patricia Gómez Hernández – Integrante / Márcia Denise Pletsch – Integrante / Flávia Faissal de Souza – Integrante / José Fonseca da Rocha Filho – Integrante.
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2018 – 2020
História e Memória da Educação Especial em Mato Grosso do Sul: as vozes dos gestores (1981-2018)
Descrição: A educação especial no âmbito da política educacional em Mato Grosso do Sul se constituiu, desde 1981, na estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação – SED. Com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa pretende-se ampliar os estudos desenvolvidos no campo da educação especial no estado do MS, com o intuito de recuperar a ‘memória’ da trajetória da educação especial na SED, por meio de registro de depoimentos e narrativas dos profissionais que exerceram função de gestores na condução das políticas de educação especial no estado, da sua constituição aos dias atuais. O estudo será desenvolvido em três fases: exploratória; coleta em campo; tratamento e análise de resultados. Na fase exploratória serão feitos contatos com os profissionais que atuaram como gestores da educação especial na SED. A depender da adesão ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE será tomada a população por adesão. A coleta em campo abrangerá a realização de entrevistas com os participantes, mediante adesão por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O período para coleta de material empírico estende-se desde a formação da SED, em 1981, até o ano de 2018. Projeto de pesquisa interinstitucional, composto por pesquisadores de três instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) – 7988197.1.0000.0021.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Nesdete Mesquita Corrêa – Integrante / Celi Correa Neres – Integrante / Washington Cesar Shoiti Nozu – Integrante / Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Aline Maira da Silva – Integrante / Raquel Elizabeth Saes Quiles – Coordenador / Jucélia Linhares Granemann de Medeiros – Integrante.
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2016 – 2020
Indicadores educacionais brasileiros a partir da Reforma Administrativa do Aparelho do Estado

 

O ano de 1995 é marcante para o sistema de informação estatística educacional no Brasil, sendo reformulada a Diretoria de Informações e Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), até então responsável por organizar os dados censitários educacionais, e criado o Sistema Integrado de Informações Educacionais. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado atingiu o Ministério da Educação, que precisava de um sistema de informação eficaz e confiável para a avaliação adequada do sistema educacional brasileiro, a fim de tornar os dados coletados relevantes para as administrações nas instâncias escola, município e estado. Partindo dessa questão, o objetivo deste projeto consiste em analisar dos indicadores educacionais brasileiros a partir da Reforma Administrativa do Aparelho do Estado. Como objetivos específicos, pretendemos: 1. Discutir as modificações da política educacional brasileira, por meio de análise documental e revisão de literatura. 2. Analisar o movimento das matrículas, estabelecimentos educacionais e demais indicadores educacionais no Brasil, nas diferentes unidades da federação a partir da Reforma Administrativa do Aparelho do Estado em 1995, por meio dos levantamentos estatísticos empreendidos pelo INEP e dos microdados obtidos pelo Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Esses dados possibilitarão conhecer o processo de implantação das políticas educacionais no país. Dessa forma, os dados quantitativos podem favorecer uma leitura aprofundada, a partir de uma análise qualitativa que considere os impactos sociais das políticas educacionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador.

 

 

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2013 – 2016

Indicadores da política de Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2009-2012)

Nesta pesquisa procurou-se investigar os impactos da política de complementação/suplementação para a educação das pessoas com deficiência no Brasil. Seu objetivo consistiu em analisar a possibilidade de efetivação da política de Atendimento Educacional Especializado sob as condições vigentes. Como objetivos específicos pretendeu-se: (1) Discutir a transmutação do termo atendimento especializado desde sua introdução nos documentos oficiais até os dias atuais por meio da análise documental. (2) Compreender os aspectos operacionais que permeiam a implementação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais dentro da política de educação inclusiva por meio de revisão da literatura, recorrendo também à legislação que respalda o programa. (3) Discutir o impacto do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais sobre as matrículas dos alunos com deficiência no Brasil, em Mato Grosso do Sul e em Corumbá (MS) através da análise dos dados obtidos pelo Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP) no período de 2009 a 2012.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (5).

Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 7

 

 

2013 – 2016

Políticas e práticas educativas para a infância e a adolescência em região de fronteira de Mato Grosso do Sul

Este projeto apresenta-se como um desdobramento do trabalho de um grupo de pesquisadores que desde 1993 vem desenvolvendo estudos coletivos, cujo foco central é a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Seu objetivo geral é conhecer e estudar aspectos da materialização das políticas públicas sociais (educação, sistema único da assistência social e sistema único de saúde) em implantação na região noroeste de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul (municípios de Corumbá e Ladário), nos territórios rural e urbano, que têm como objeto o atendimento à infância e à adolescência, considerando-se as inter-relações entre suas ações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela associação de diferentes estratégias de coleta, respeitando os objetivos elencados, o que inclui tanto técnicas qualitativas e quantitativas, entendendo não existir incoerência nessa utilização simultânea. Dessa forma, serão realizados: revisão de literatura sobre as políticas de educação, de assistência social e de saúde; análise documental; análise de dados estatísticos das políticas sociais; entrevistas com gestores de tais políticas e procedimentos da pesquisa etnográfica no trabalho de campo empírico na escola. Pretende-se, com a realização deste projeto: ampliar o conhecimento sobre políticas públicas nos campos da educação, da saúde e da assistência social e seus impactos na região para possibilitar ações mais adequadas dos poderes públicos; e construir coletivamente, com alunos e professores, ações pedagógicas adequadas que possibilitem o acesso ao conhecimento escolar e a superação de possíveis adversidades.

Situação: Concluído. Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3). Mestrado acadêmico: (4). Doutorado: (1) .

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Carmen Adélia Saad Costa – Integrante / Jolise Saad Leite – Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa – Integrante / Regina Baruki Fonseca – Integrante / Edelir Salomão Garcia – Integrante / Nesdete Mesquita Corrêa – Integrante / Anamaria Santana da Silva – Integrante / Camila Pereira Leijoto – Integrante / Vivian da Veiga Silva – Integrante / Andressa Santos Rebelo – Integrante / Rafael Verão Françozo – Integrante / Fernanda Gomes Serafim – Integrante / Simone Yara Benites da Silva – Integrante / Marcelo Messias Rondon – Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Auxílio financeiro.

 

 

2013 – 2016
Levantamento sobre o uso de álcool e outras drogas entre estudantes do Município de Corumbá-MS
 
O fenômeno do consumo de drogas tornou-se nas últimas décadas, um dos temas sociais de grande preocupação e interesse, em função do envolvimento cada vez maior, de jovens e adolescentes com esta problemática. O Objetivo desse estudo é realizar um levantamento do consumo de drogas entre os estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada do município de Corumbá e estudantes universitários do CPAN/UFMS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) . 

Integrantes: Carmem Adélia Saad Costa – Coordenador / Catarina Maria Costa Marque Pereira da Rosa – Integrante / Jolise Saad Leite – Integrante / Aurélio Tomaz da Silva Briltes – Integrante.

 

 

2012 – 2016
Crianças, Adolescentes e uso de drogas: uma análise do panorama atual do Município de Corumbá-MS
 
Pela perspectiva de saúde pública, os fatos evidenciam amparados nas incontáveis contribuições científicas que o consumo de drogas lícitas e ilícitas é responsável por muitos casos de morbilidade, mortandade, criminalidade e violência em todo o mundo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) . 

Integrantes: Jolise Saad Leite – Coordenador / Carmem Adélia Saad Costa – Integrante / Catarina Maria Costa Marque Pereira da Rosa – Integrante / Aurélio Tomaz da Silva Briltes – Integrante.

 

 

2006 – 2011

Inclusão Social e garantia de direitos: a Criança e o Adolescente como sujeitos da história

Descrição: O objetivo desta pesquisa é acompanhar e avaliar a o processo de implantação de projetos e o funcionamento de serviços públicos para o atendimento de crianças e adolescentes e seus impactos, levando-se em consideração a participação dos sujeitos envolvidos no processo. Como suporte teórico-metodológico, parte-se da concepção de que a sociedade obedece a um movimento histórico-dialético e que a implantação das políticas públicas de um lado responde às pressões do movimento de globalização da economia capitalista, mas de outro pode ser palco de lutas para a garantia de direitos por parte das populações desfavorecidas. Partindo desses pressupostos, pretende-se o aprofundamento teórico de dois aspectos diferentes, mas complementares. O primeiro refere-se ao debate inclusão/exclusão social, que possibilita a ampliação do olhar sobre a temática “situação da infância e da adolescência” na sociedade em geral. O segundo diz respeito aos processos de organização social na garantia de seus direitos. A fim de cumprir o objetivo proposto, serão eleitas temáticas para aprofundamento: política pública, educação escolar (da criança pequena, das camadas populares, de alunos com necessidades educacionais especiais), violência sexual, prevenção ao uso/abuso de drogas, o contexto familiar, trabalho infanto-juvenil e a situação de rua. Os municípios de Campo Grande e Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, são o campo empírico desta investigação. Para coleta de dados empíricos serão realizadas observações em instituições e entrevistas. Serão, ainda, realizados levantamentos de documentação pertinente às temáticas e dados estatísticos fornecidos por órgãos públicos. A associação de diferentes estratégias de análise será uma característica desta pesquisa. Projeto de Pesquisa institucional em que participam docentes de diferentes departamentos e núcleos da UFMS.
Situação: Concluído. Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Maria de Lourdes Jeffery Contini – Integrante / Jolise Saad Leite – Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa – Integrante / Carmen Adélia Saad Costa – Integrante / Ester Senna – Integrante / Sandra Maria Francisco de Amorim – Integrante / Edelir Salomão Garcia – Integrante / Anamaria Santana da Silva – Integrante / Nosimar Ferreira dos Santos Rosa – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 4

 

 

 2007 – 2009

Análise do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso do Sul

Descrição: Há escassez de informações abrangentes e atualizadas sobre os 298 adolescentes em conflito com a lei bem como sobre as condições do atendimento, das medidas sócio-educativas recebidas por eles e oferecidas pelos órgãos públicos e Unidades Educativas de Internação(UNEI) inviabilizando planejamento de ações futuras. Diante desse quadro, o objetivo deste projeto é Construir um quadro do sistema sócio-educativo no estado de Mato Grosso do Sul. Sujeitos e métodos: Serão incluídos no estudo cerca de 144 adolescentes em conflito com a lei internos das Unidades Educativas de Internação (UNEI) seus pais ou responsáveis legais, bem como a Presidente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Economia Solidária ou Gestor Estadual, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenador do Fórum DCA no Estado ou Conselho estadual e Fórum DCA, Juiz da Vara da Infância e Juventude,Promotor da Promotoria da Infância e Juventude, Delegado da Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais, quem por eles forem designados e os Diretores das unidades operacionais (UNEIS).A pesquisa será realizada em 05 (cinco) municípios (Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porá) e 09 (nove) UNEI. Serão obtidas informações sobre o perfil de adolescentes atendidos, a situação das UNEI e das articulações institucionais que compõem a política de atendimento. Sistematizar os dados coletados tabulação. Análise dos dados: Para a análise dos resultados dos grupos focais será utilizado o programa computacional The Ethnograph v5.0 (Seidel, 1998) e as orientações metodológicas de Minayo (2000), visando a identificar as unidades de significado nas falas dos adolescentes e dos pais. Para análise dos dados dos questionários será utilizado tabulação, livro código e cálculos estatísticos padronizados pela equipe da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brasília.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Sandra Maria Francisco de Amorim – Integrante / Anecy de Fátima Faustino Almeida – Coordenador / Dulce Regina dos Santos Pedrossian – Integrante / Marlene Durigan – Integrante / Alessandra Rodrigues de Freitas – Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Direitos Humanos – Auxílio financeiro.

 

 

 2004 – 2008

Política educacional e outras políticas sociais do estado de Mato Grosso do Sul na década de 1990

Descrição: Entre as décadas de 1930 e 1960, o Estado tornou-se um fator de desenvolvimento econômico e social, mas a partir dos anos 1970 em função da crise do capital e do processo de globalização, o Estado teve que redefinir as suas tarefas, pois vem sendo responsabilizado pela redução das taxas de crescimento econômico, da elevação da taxas de desemprego e do aumento da taxa de inflação, que ocorreram no Brasil e no mundo. Em função desses acontecimentos, os governos propõem a redefinição das tarefas do Estado. Mato Grosso do sul também empreende essa tarefa. Nesse contexto, o presente trabalho tem importância porque pretende analisar como o estado de Mato Grosso do Sul delineou sua política educacional na trajetória das políticas públicas sociais na década de 1990. A questão central do trabalho é discutir em que medida a política social do estado de Mato Grosso do Sul, especialmente a política educacional, vem assumindo certas características no sentido de reduzir os conflitos da sociedade em momento de crise ou atender as demandas da população.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Ester Senna – Coordenador / Regina Teresa Cestari de Oliveira – Integrante / Élcia Esnarriaga de Arruda – Integrante / Anamaria Santana da Silva – Integrante / Silvia Helena Brito – Integrante / David Tauro – Integrante / Maria Dilnéia Espíndola Fernandes – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 4

 

 

2004 – 2006

Análise da situação exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no município de Corumbá e região e das ações de enfrentamento ao problema

Descrição: Projeto desenvolvido como parte de ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças no Brasil, com apoio financeiro e técnico da Organização Internacional do Trabalho – OIT (ILO).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Carmen Adélia Saad Costa – Integrante / Jolise Saad Leite – Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa – Integrante / Ester Senna – Integrante / Sandra Maria Francisco de Amorim – Integrante / Anamaria Santana da Silva – Coordenador / Marcos Serrou do Amaral – Integrante / Silvia Helena Brito – Integrante / Nosimar Ferreira dos Santos Rosa – Integrante / Sandra Maria Rebello de Lima Francellino – Integrante.
Financiador(es): International Labour Organisation – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

 

 

 1997 – 2003

Sujeitos no contexto das propostas de integração em educação especial, implantadas no estado de Mato Grosso do Sul


Descrição: Pesquisa integrante de Projeto Inter-institucional (UNICAMP, UNIMEP, UFMS) “Práticas sociais, processos de significação e educação prospectiva”, sob coordenação da professora Ana Luiza B. Smolka, PROCESSO CNPq 520579/97-6.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Érika Cristina Bastos – Integrante / Carmelita Cristina de Oliveira Bueno – Integrante / Elielma Velasquez de Souza Maiolino – Integrante.
Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba – Cooperação / Universidade Estadual de Campinas – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 66 / Número de orientações: 3

 

 

 1994 – 2000

Conhecimento e análise da política educacional de atendimento ao portador de necessidades especiais em Mato Grosso do Sul


Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao projeto coletivo (coord. Ester Senna) “Política educacional na trajetória das políticas sociais em Mato Grosso do Sul na década de 80”.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador.

Número de produções C, T & A: 53

 

 

 1993 – 2005

Diagnóstico da situação de meninos e meninas da/na rua na região de Corumbá, MS


Descrição: Projeto interdepartamental cujos objetivos principais foram acompanhar e avaliar periodicamente situações de vulnerabilidade em que se encontravam crianças e adolescentes, durante o período proposto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (25).

Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Carmen Adélia Saad Costa – Integrante / Maria de Lourdes Jeffery Contini – Integrante / Jolise Saad Leite – Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa – Integrante / Ester Senna – Integrante / Sandra Maria Francisco de Amorim – Integrante / Edelir Salomão Garcia – Integrante / Anamaria Santana da Silva – Integrante.
Financiador(es): Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 69 / Número de orientações: 12

 

Pesquisas relacionadas

 

Grupo de Pesquisa (CNPq) Políticas Públicas de Educação e Educação Especial

Endereço para acessar o espelho do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6662666493383097

Criado em 2008 sob liderança da Prof.ª Dr.ª Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS), o grupo tem caráter interinstitucional e envolve pesquisadores das seguintes universidades: UEL, UFSC, UNICAMP, UFSCar e UFMS. Trabalha através de interlocução dos pesquisadores que desenvolvem suas investigações em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2010 seus projetos de pesquisa foram contemplados pelos Edital Universal do CNPq e Edital Observatório – CAPES.

Instituições:

logo-783x1024  Brasao_UFSC_vertical_extenso.svg_-1024x1010  Logo_Unicamp  logoufscartrans  uel

 

Financiadores:

cnpq-capesObeduc

Projetos de pesquisa concluídos:

CNPq: “Desafios da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em municípios brasileiros”.

Observatório da Educação/CAPES: “A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em municípios brasileiros”.

Para conhecer o site do grupo, clique aqui.