TCCs

 

Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

 

Mateus das Neves Guadalupe. O ensino de línguas estrangeiras na Educação Especial por meio das tecnologias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Inglês) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Diego Renan Celestino da Silva. Apontamentos sobre a tecnologia de informação e comunicação (TIC) na educação especial e formação de professores no município de Corumbá MS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Robeson Adrison Barbosa Leite. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em contexto de inclusão escolar na voz dos alunos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Inglês) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Evelyn Mayra Ferreira da Silva e Fabiciana Mendes Fonseca. Atuação do professor de apoio no processo de inclusão escolar do público-alvo da educação especial em Corumbá-MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Josiane Cristina dos Santos Gil e Luana Laura da S. Soares. Produção acadêmica sobre surdez em banco de dados bibliográfico: uma revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

SILVA, Wania Regina Aranda da. Educação Especial em Mato Grosso do Sul: indicadores de matrículas (2007-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

AMBRÓSIO, Valquíria Laura Andrade. Inclusão escolar e uso das novas tecnologias em uma escola de fronteira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Inglês) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ARAÚJO, Sindy Ellen de Luca. Benefício de Prestação Continuada na Escola: documentos e indicadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SIMÕES, Krisleine Silva. Alfabetização e letramento na fronteira do Brasil com a Bolívia. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Espanhol). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2016.

SANTOS, Giane Aparecida Claro dos. Letramento digital em contexto de inclusão escolar: a experiência de um blog na escola. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Inglês). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2016.

MAIA, Francielly Almeida. Produções acadêmicas em Educação Especial do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (1993-2005). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SANTOS, Linda Irhis da Silva Almeida. Produções acadêmicas em Educação Especial do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (2006-2010). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Marianne Celly de. Produções acadêmicas em Assistência Social do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (1993-2009). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GONÇALVES, Vilmara Escobar. Produções acadêmicas do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação e Educação Especial na UFMS (2010-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FERREIRA, Blenda Carla Servion. Produções acadêmicas em políticas educacionais do Programa de pós-graduação em Educação da UFMS/PPGE-CPAN (2011-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GONZAGA, Andreia Regina. A visão do professor sobre sua prática pedagógica para alunos com deficiência na rede regular de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PEDRO, Elizeth Correa. Desafios e realidade da inclusão escolar de um aluno com deficiência visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALVES, Luciene Franco Neto. O acolhimento dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de Corumbá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CAVALCANTE, Rafaela Ester Souza. Sexualidade do Deficiente Mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

SEVERINO, Jocimara Rosália. A prestação de medidas sócio-educativas em meio aberto no minicípio de Corumbá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

MACIEL, Adriana Urt. Inclusão de alunos com DM na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CASTELLO, Genise Moraes. Como os professores trabalham com alunos com NEE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

FREITAS, Luciana Gomes de. Desafios da formação continuada para a efetivação da Educação Inclusiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

SANTOS, Maria Aparecida S. dos. O uso de comunicação alternativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

LEITE, Dayane Cabral. As políticas sociais e a violência doméstica: o castigo físico na percepção das crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

BOTELHO, Vergínea Guerreiro. Educação: uma questão social, política, filosófica. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

ALMEIDA, Gisele Corrêa Duarte. Algumas indagações e caminhos para uma possível prática da Arte-Educação. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CARVALHO, Lizete de Arruda. A importância da crehe para a família, a criança e a comunidade. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

MARTINEZ, Consuelo Silva. A função da pré-escola. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (2014)

 

ARRUDA, Márcia Ramires de. Relação professor atendente na prática de cuidar e educar no cotidiano de uma creche de Corumbá-MS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

CAMPOS, Maria do Carmo Cabral. O desenho como elemento significativo da prática pedagógica na educação infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.