Dissertações
Monica Mendes da Cunha. Educação especial em contexto de pandemia: análise do atendimento educacional especializado. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Marcia Cristiane Venturini Hilbig. Formação de professores para a inclusão de estudantes da Educação Especial nas Escolas das Águas do Pantanal. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Andressa Santos Rebelo. Co-orientador: Washington Cesar Shoiti Nozu.
Charyze de Holanda Vieira Melo. A aplicabilidade dos direitos legais e garantias Constitucionais das crianças com deficiência: forma, atendimento, fiscalização e procedimentos utilizados pelas Escolas municipais de Corumbá para a inclusão desse público na Educação do ensino regular. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Ana Paula Escossia Barbosa de Souza Pereira. Inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na Educação Superior: análise dos indicadores educacionais e ações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
Fabiane da Silva Ferreira. As concepções dos professores da educação básica e da educação especial sobre o uso das TIC e da tecnologia assistiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
Rosa Alesandra Rodrigues Correa. Educação especial nas escolas do campo: uma análise dos indicadores educacionais da rede municipal de ensino de Corumbá MS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
Fernanda Câmara Cardoso. Formação e atuação de professores de língua portuguesa e língua estrangeira na educação de estudantes surdos em escolas públicas municipais de Ladário – Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Andressa Santos Rebelo.
MENDES, Daniel. Acessibilidade: uma análise da existência de barreiras à inclusão de alunos com deficiência/NEE, na rede municipal de ensino de Corumbá/MS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RONDON, Marcelo Messias. Educação infantil e Educação Especial: os indicadores de matrículas nos municípios de Mato Grosso do Sul (2011-2013). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2016. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
LEIJOTO, Camila Pereira. Registro do público da Educação Especial no Censo Escolar: Deficiência Intelectual em Destaque. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2015. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FRANÇOZO, Rafael Verão. O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência visual em Corumbá-MS e Ladário-MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2014. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SERAFIM, Fernanda Gomes. Os labirintos da política de educação inclusiva: entre o preconceito e o direito à educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2014. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
OLIVEIRA, Andréa Duarte de. Condições de formação continuada do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2012. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
REBELO, Andressa Santos. Os impactos da política de Atendimento Educacional Especializado: análise dos indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2012. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Márcia Paula de Souza. O ingresso de pessoas com deficiência na carreira técnico-administrativa da universidade federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Thais Palmeira Moraes. O atendimento à criança pobre, abandonada e sem família em Corumbá (MT): o caso do Colégio Salesiano Imaculada Conceição. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Josilene Augusto Lobo. Projetos políticos pedagógicos de escolas da rede municipal de ensino de Corumbá-MS: aproximação às proposições de flexibilização/adaptações curriculares. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Flávia Pedrosa de Camargo. O benefício de prestação continuada e a inserção do indivíduo com deficiência intelectual no mundo do trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Polyana Andreza da Silva. Violência no cotidiano escolar: a visão de professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Corumbá – MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Marielle Moreira Santos Benatti. O Financiamento público das Instituições não estatais de Educação Especial em Campo Grande. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Raquel Elizabeth Saes Quiles. Políticas públicas em educação especial pós 1994: Um estudo sobre o conceito de surdez. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Nesdete Mesquita Corrêa. A construção do processo de municipalização da educação especial em Campo Grande no período de 1996 a 2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira. As salas de recurso como apoio pedagógico especializado à educação escolar do deficiente mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Luiza Rodrigues Pereira. A implantação do sistema de ciclos no ensino fundamental como elemento da política educacional de MS (1998-2002). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Carmelita Cristina de Oliveira Bueno. A Recente Visibilidade da Escola Privada sem fins lucrativos no contexto da Política Pública Educacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Elielma Velasquez de Souza Maiolino. Programa de Aceleração de Aprendizagem como Política Pública Educacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.