Produção científica
Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (1993-2016)
MAIA, Francielly Almeida. Produções acadêmicas em Educação Especial do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (1993-2005). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
SANTOS, Linda Irhis da Silva Almeida. Produções acadêmicas em Educação Especial do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (2006-2010). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
ALMEIDA, Marianne Celly de. Produções acadêmicas em Assistência Social do Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (1993-2009). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
GONÇALVES, Vilmara Escobar. Produções acadêmicas do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação e Educação Especial na UFMS (2010-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
FERREIRA, Blenda Carla Servion. Produções acadêmicas em políticas educacionais do Programa de pós-graduação em Educação da UFMS/PPGE-CPAN (2011-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
GONZAGA, Andreia Regina. A visão do professor sobre sua prática pedagógica para alunos com deficiência na rede regular de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
PEDRO, Elizeth Correa. Desafios e realidade da inclusão escolar de um aluno com deficiência visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
ALVES, Luciene Franco Neto. O acolhimento dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de Corumbá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CAVALCANTE, Rafaela Ester Souza. Sexualidade do Deficiente Mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SEVERINO, Jocimara Rosália. A prestação de medidas sócio-educativas em meio aberto no minicípio de Corumbá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
MACIEL, Adriana Urt. Inclusão de alunos com DM na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CASTELLO, Genise Moraes. Como os professores trabalham com alunos com NEE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FREITAS, Luciana Gomes de. Desafios da formação continuada para a efetivação da Educação Inclusiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SANTOS, Maria Aparecida S. dos. O uso de comunicação alternativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
LEITE, Dayane Cabral. As políticas sociais e a violência doméstica: o castigo físico na percepção das crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
BOTELHO, Vergínea Guerreiro. Educação: uma questão social, política, filosófica. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
ALMEIDA, Gisele Corrêa Duarte. Algumas indagações e caminhos para uma possível prática da Arte-Educação. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CARVALHO, Lizete de Arruda. A importância da crehe para a família, a criança e a comunidade. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
MARTINEZ, Consuelo Silva. A função da pré-escola. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (2014)
ARRUDA, Márcia Ramires de. Relação professor atendente na prática de cuidar e educar no cotidiano de uma creche de Corumbá-MS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
CAMPOS, Maria do Carmo Cabral. O desenho como elemento significativo da prática pedagógica na educação infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.
PIBICs – Iniciação científica (1994-2011)
ARRUDA, Alike Cosme Silva de. O atendimento oferecido pelas creches e pré-escolas aos educandos com necessidades educacionais especiais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
ARRUDA, Alike Cosme Silva de. Análise do processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
JESUS, Beatriz Bezerra de. Trajetória escolar de alunos com necessidades especiais educacionais dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Ladário – MS. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RODRIGUES, Ana Paula Neves. O núcleo de educação especial e a efetivação da educação inclusiva no município de Corumbá, MS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
LEIJOTO, Camila Pereira. A organização didática do professor do ensino fundamental do processo de inclusão. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
BRANDÃO, Patrícia Ferreira. A disseminação do programa:’ Educação Inclusiva: direito à diversidade’ e a distribuição de materiais disponibilizados pelo MEC. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
MACIEL, Adriana Urt. Desafios da Formação Continuada para a efetivação da Educação Inclusiva. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RODRIGUES, Ana Paula Neves. O papel do núcleo de Educação Especial para a implantação da Educação Inclusiva no município de Corumbá. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
BRANDÃO, Patrícia Ferreira. A formação de multiplicadores do Programa “Educação Inclusiva”, no município de Corumbá. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
LEITE, Dayane Cabral. As políticas socais e violência doméstica: o castigo físico na percepção das crianças. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SANTOS, Valdelírio Lechan Colares dos. A pedagogia empreendedora no movimento de implantação da reforma de Estado na década de 90. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FERREIRA, Hayane Krayth da Silva. A materialização do atendimento sócio-educativo no município de Corumbá. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
OLIVEIRA, Caroline Borda de. Educação Especial, professores e escola: política versus prática da inclusão no município de Corumbá-MS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SANTANA, Ronaldo. O perfil do profissional de educação infantil no município de Corumbá-MS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
ARAÚJO, Crhistiane Montenegro de. O uso de brinquedos nas creches do município de Corumbá- MS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
RUIZ, Jucilene. O profissional de educação infantil e a presença de duas práticas: o cuidar e o educar. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
OLIVEIRA, Andréa Duarte. Aspectos do cotidiano escolar de alunos com deficiência incluídos nas escolas do ensino público municipal da cidade de Corumbá. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RODRIGUES, Hamana Tarraf. O limite entre o bater para educar e a agressão contra a criança, segundo o olhar dos pais. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
ADI, Asjhan Sadique. A importância da ludicidade na construção da cultura infantil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
GELLER, Lea. A manifestação da cultura lúdica no contexto social social da criança trabalhadora na cidade de Corumbá. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
ALMEIDA, Erica Lopes de. Os adultos frente às brincadeiras infantis: a concepção do brincar nos profissionais da educação infantil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.
JESUS, Eliane José de. Conhecimento e análise da situação de inclusão de pessoas com ‘necessidades educativas especiais’, no município de Corumbá-MS. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
DURAND, Rubia Deise. Estudo de possíveis prejuízos à vida de adolescentes envolvidos na exploração comercial sexual. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RODRIGUES, Hamana Tarraf; SANTOS, Andréa dos. Estudo da trajetoria de agressores de violência domestica contra crianças e adolescentes, apos a denuncia do Ministerio publico. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CUNHA, Renata Rojas. Estudo da relação entre escolaridade das crianças em situação de rua e a escolaridade de seus pais. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CUNHA, Renata Rojas. Identificação da procedência das crianças de rua na região de fronteira Corumbá,BR – Puerto Aguirre,BO. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
DURAND, Rubia Deise; SANTOS, Roberson Souza das Neves. Diagnóstico da exploração sexual/comercial no município de Corumbá, MS. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FREIRE, Vanda Jeane Ferreira. Estudo comparativo entre educação infantil na zona rural e na zona urbana. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
RODRIGUES, Sônia Cristina. Crianças e Adolescentes vitimizados: um estudo do contexto do abuso sexual em Corumbá/MS. 2002. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.
LIMA, Luciana Xavier. Uma visão sobre o Trabalho infanto-juvenil na comunidade rural do Assentamento Taquaral, no município de Corumbá-MS. 2002. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.
LIMA, Luciana Xavier; ROCHA, Gisele da. Perfil das crianças e dos adolescentes que vivem no assentamento Taquaral, na região de Corumbá-MS. 2001. (PIBIC – projeto voluntário). Orientador: Mônica de C. M. Kassar.
BASTOS, Érika Cristina. Percepção do deficiente visual sobre o papel da escola na sua inserção no mercado de trabalho. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edelir Salomão Garcia.
ROCHA, Gisele da. A questão da sexualidade na realidade das crianças e adolescentes que vivem no Assentamento Taquaral, Corumbá/MS: um panorama sobre abuso sexual. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FREIRE, Vanda Jeane Ferreira. O significado do processo escolar para crianças do assentamento rural n0 município de Corumbá. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
KOBERSTAIN, Elizana de Jesus. As instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco sob o olhar de sua clientela e seus funcionários. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa.
SANTOS, Roberson Souza das Neves; SILVA, Edson; BASTOS, Érika Cristina. Análise das transferências entre escolas públicas e privadas no município de Corumbá – MS, mediante crise na economia brasileira (1998 – 1999). 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Mônica de C. M. Kassar.
COSTA, Elisa Gomes da. Gravidez na adolescência na região de Corumbá e Ladário: um estudo exploratório. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.
AGOSTINHO, Patrícia; SILVA, Luana Santos. Crianças e adolescentes que vivem na (ou da) rua: expectativas futuras. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.
SANTOS, Roberson Souza das Neves. Análise das transferências entre escolas públicas e privadas no município de Corumbá-MS, mediante crise na economia brasileira. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SANTO, Rosa Cristina do Espírito; NASCIMENTO, Célia Lima do. Caracterização econômica das famílias de crianças que freqüentaram classes especiais para deficientes mentais no período de 1988 a 1991 em Corumbá,MS. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
BARROS, Aurice Alves de. Significado econômico das atividades das crianças/adolescentes de (ou na ) rua para suas famílias. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
TELES, Adriana de Almeida. Evasão e repetência na 5ª série do 1º grau. 1999. (PIBIC – UFMS/CNPq). Orientador: Carmen Adélia Saad Costa.
ANDRADE, Segismar Pereira. Auto Imagem em crianças e adolescentes assistidos por instituições de Corumbá/MS. 1999. (PIBIC -UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.
COSTA, Marli Lopes da. Infância, violência e família: o discurso da vítima e o discurso do agressor. (PIBIC-UFMS/CNPq). 1998. Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.
ANDRADE, Segismar Pereira. Auto-imagem e meninos de rua: uma análise representacional. 1997. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.
COSTA, Marli Lopes da. A droga na voz dos meninos de rua. 1997. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.
ARAÚJO, Valdair Fogaça de. Análise das propostas de atendimento de Educação Especial em Mato Grosso do Sul em relação ao cotidiano das escolas em Corumbá. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
CASSIANO, Ramona Corrêa. Jovens de gangues e escola: uma relação marginalizada. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
MATTOS, Wagner Neves de. Gangues: protesto à marginalidade?. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Dissertações
RONDON, Marcelo Messias. Educação infantil e Educação Especial: os indicadores de matrículas nos municípios de Mato Grosso do Sul (2011-2013). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2016. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
LEIJOTO, Camila Pereira. Registro do público da Educação Especial no Censo Escolar: Deficiência Intelectual em Destaque. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2015. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
FRANÇOZO, Rafael Verão. O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência visual em Corumbá-MS e Ladário-MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2014. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
SERAFIM, Fernanda Gomes. Os labirintos da política de educação inclusiva: entre o preconceito e o direito à educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2014. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
OLIVEIRA, Andréa Duarte de. Condições de formação continuada do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2012. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
REBELO, Andressa Santos. Os impactos da política de Atendimento Educacional Especializado: análise dos indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá (MS), 2012. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Márcia Paula de Souza. O ingresso de pessoas com deficiência na carreira técnico-administrativa da universidade federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Thais Palmeira Moraes. O atendimento à criança pobre, abandonada e sem família em Corumbá (MT): o caso do Colégio Salesiano Imaculada Conceição. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Josilene Augusto Lobo. Projetos políticos pedagógicos de escolas da rede municipal de ensino de Corumbá-MS: aproximação às proposições de flexibilização/adaptações curriculares. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Flávia Pedrosa de Camargo. O benefício de prestação continuada e a inserção do indivíduo com deficiência intelectual no mundo do trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Polyana Andreza da Silva. Violência no cotidiano escolar: a visão de professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Corumbá – MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Marielle Moreira Santos Benatti. O Financiamento público das Instituições não estatais de Educação Especial em Campo Grande. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Raquel Elizabeth Saes Quiles. Políticas públicas em educação especial pós 1994: Um estudo sobre o conceito de surdez. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Nesdete Mesquita Corrêa. A construção do processo de municipalização da educação especial em Campo Grande no período de 1996 a 2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira. As salas de recurso como apoio pedagógico especializado à educação escolar do deficiente mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Luiza Rodrigues Pereira. A implantação do sistema de ciclos no ensino fundamental como elemento da política educacional de MS (1998-2002). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Carmelita Cristina de Oliveira Bueno. A Recente Visibilidade da Escola Privada sem fins lucrativos no contexto da Política Pública Educacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Elielma Velasquez de Souza Maiolino. Programa de Aceleração de Aprendizagem como Política Pública Educacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Teses
Nesdete Mesquita Correa. Salas de Recursos Multifuncionais e Plano de Ações Articuladas em Campo Grande – MS: análise dos indicadores. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Carina Elisabeth Maciel de Almeida. O discurso de inclusão nas políticas de educação superior. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.
Publicações (2012-2015)
SILVA, A. S. ; BORGES, T. F. P. ; RODRIGUES, S. A . Com olhos de criança: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. 25, p. 270-290, 2014.
SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Crianças brasileiras na educação infantil brasileira. Textos e Debates (UFRR), v. 21, p. 23-35, 2012.
SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . A escola dos sonhos: em busca do ponto de vista das crianças. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. 21, p. 166-182, 2012.
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, F ; RODRIGUES, S. A . A creche como espaço de educação e cuidado: o trabalho pedagógico no município de Corumbá-MS. In: IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiânia GO. IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Goiânia-GO: CEGRAF-UFG, 2014. v. 1. p. 1-20.
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, M. F. . A educação infantil do campo: limites e perspectivas na visão de seus professores. In: IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiânia GO. IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. GOIANIA-GO: CEGRAF-UFG, 2014. v. 1. p. 1-20.
SILVA, A. S. . Creche e pré-escola: lugar de brincar e aprender. In: III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: políticas e desafios na produção da pesquisa, 2012, Aracaju. III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: políticas e desafios na produção da pesquisa, 2012. v. 1. p. 12-20.
SILVA, A. S. ; Souza, Arlei G. . A brincadeira na educação infantil: direito das crianças pequenas. In: 28 Simposio Mundial da OMEP, 2012, Campo Grande. 28 Simposio Mundial da OMEP, 2012.
LIMA, C. A. ; DESLANDES, S. F. . Violência sexual contra mulheres no Brasil: conquistas e desafios do setor saúde na década de 2000.. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 23, p. 787-800, 2014.
LIMA, C. A. ; CASSIMIRO, H. M. ; BORGES, H. ; STEPHAN, I. T. K. ; CRISOSTOMO, L. M. ; MAIA, L. P. ; COSTA, M. P. ; SILVA, M. A. ; RODRIGUES, M. T. ; VENTURA, M. ; NASCIMENTO, V. S. ; CARVALHO, W. M. E. S. ; MATOS, A. P. S. . O enfrentamento ao tráfico de pessoas e a introdução do tema para o SUS/Brasil. In: Mário Angelo Silva. (Org.). Saúde, migração, tráfico e violência contra mulheres: o que o SUS precisa saber: livro-texto. 1ªed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013, v. 1, p. 17-25.
LIMA, C. A. ; CARVALHO, W.M.E.S ; COSTA. M.P. . O enfrentamento ao tráfico de pessoas e a introdução do tema para o SUS/Brasil. In: Mário Angelo Silva; Wania Maria do Espírito Santo Carvalho. (Org.). Saúde, migração, tráfico e violência contra mulheres: o que o SUS precisa fazer – Caderno Pedagógico. 1ªed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013, v. 1, p. 7-13.
FRANÇA, D. S. ; GARCIA, E. S. ; COUGO, A. C. . Entre certezas e dasfios: o curso de Pedagogia se faz horizonte. In: MELLO, W. F.; FONSECA, R. B.; SAMBUGARI, M.R.; MOURA, M.D.; NOGUEIRA, J.S.; ISHI, I.H.. (Org.). Caminhos do Campus do Pantanal UFMS. 1ed. Campo Grande: UFMS, 2012, v. 1, p. 195-233.
OLIVEIRA, A. D. ; KASSAR, M. C. M. ; COSTA, A. C. P. ; GARCIA, E. S. . Aspectos da formação continuada em educação especial: proposições de um programa. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. (Org.). Escrita da Pesquisa em Educação na Região Centro-Oeste. 1ed.CAMPO GRANDE: Oeste, 2012, v. 1, p. 243-256.
REBELO, A. S. Política de inclusão escolar no Brasil (2003-2010). In: 8th Inclusive and Supportive Education Congress, 2015, Lisboa. Equity and Inclusion in Education. Londres/Lisboa: NASEN/Universidade de Lisboa.
REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. . Implantação de programas de educação inclusiva em um município brasileiro: garantia de efetivação do processo ensino-aprendizagem?. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, p. 1-19, 2014.
KASSAR, M.C.M . A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES (Impresso), v. 34, p. 207-224, 2014.
REBELO, A. S. ; KASSAR, M.C.M. . The Deployment of Inclusive Education Programs in a Brazilian Municipality: The Guarantee of an Effective Teaching-Learning Process?. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 22, p. 1-24, 2014.
DE CARVALHO,M.M.K. . Contribuciones del enfoque etnográfico a la investigación sobre alumnos con discapacidades múltiples en proceso escolar. Revista Complutense de Educación, v. 24, p. 321-340, 2013.
KASSAR, M. ; MELETTI, S. M. F. . Análises de Possíveis Impactos do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 34, p. 49-63, 2012.
KASSAR, M. . Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 833-849, 2012.
MELETTI, S. M. F. (Org.) ; KASSAR, M. C. M. (Org.) . Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013. v. 1. 291p .
KASSAR, M. C. M. (Org.) ; SILVA, F. C. T. (Org.) . Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas públicas e formação humana. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012. v. 1. 341p .
KASSAR, M. C. M. (Org.) ; SILVA, F. C. T. (Org.) . Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas, práticas e fontes da/para a formação do educador. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012. v. 1. 241p .
KASSAR, M. C. M. (Org.) ; SILVA, F. C. T. (Org.) . Educação e pesquisa no Centro-Oeste: processos de escolarização e práticas educativas. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012. v. 1. 263p .
XAVIER FILHA, C. (Org.) ; ESPÍNDOLA, A. L. (Org.) ; KASSAR, M.C.M. (Org.) ; COUGO, A. C. (Org.) ; SILVA, A. S. (Org.) ; França. D. S. (Org.) ; COELHO, L. L. (Org.) ; GARCIA, E. S. (Org.) ; FERREIRA, I. F. (Org.) ; Sambugari, M.R.N. (Org.) ; FRANÇOZO, R. V. (Org.) ; TEIXEIRA, S. F. (Org.) ; RODRIGUES, S.A. (Org.) ; FABI, S. G. (Org.) . ANAIS do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO: Educação e pesquisa no centro oeste: políticas, formação e Inovação. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012. v. 1. 900p .
SILVA, F. C. T. (Org.) ; DE CARVALHO,M.M.K. (Org.) . Escrita da Pesquisa em Educação na Região Centro-Oeste. 1. ed. Campo Grande: Oeste, 2012. v. 1. 326p .
KASSAR, M. ; SERAFIM, F. G. ; FRANÇOZO, R. V. . Desafios da implantação de uma política de educação inclusiva em um contexto de diversidade. In: Ricardo Ribeiro. (Org.). Educação Especial: olhar o presente para pensar o futuro. 1ed.Botucatu, SP: QuitAventura Livros; UNESP, 2014, v. 1, p. 40-56.
KASSAR, M. . Uma breve história da educação das pessoas com deficiências no Brasil. In: Silvia Márcia Ferreira Meletti; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 33-76.
KASSAR, M. . Neurologia e implicações pedagógicas. In: Silvia Márcia Ferreira Meletti; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 95-107.
KASSAR, M. ; REBELO, A. S. . O “especial” na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: Denise Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Kátia Regina Moreno Caiado. (Org.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2013, v. 1, p. 21-42.
KASSAR, M. . Funções mentais superiores e a formação da consciência em sujeitos com deficiência mental grave: implicações pedagógicas. In: Ana Luiza Bustamante Smolka; Ana Lúcia Horta Nogueira. (Org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 151-172.
KASSAR, M. . Possibilidades na formação de pesquisadores em educação especial. In: Sílvia Márcia Ferreira Meletti; José Geraldo Silveira Bueno. (Org.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2013, v. 1, p. 105-108.
KASSAR, M.C.M. . Matrículas de crianças com necessidades educacionais especiais na rede de ensino regular: do que e de quem se fala?. In: Maria Cecília Rafael de Góes; Adriana Lia Friszman de Laplane. (Org.). Políticas e práticas de Educação Inclusiva.. 4ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2013, v. 1, p. 47-64.
KASSAR, M. C. M. . Política de educação especial no Brasil: escolha de caminhos. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. 1ed.Marília, SP.: ABPEE, 2012, v. 1, p. 93-106.
OLIVEIRA, A. D. ; KASSAR, M. C. M. ; COSTA, A.C.P. ; GARCIA, E. S. . Aspectos da formação continuada em educação especial: proposições de um programa. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). . Escrita da Pesquisa em Educação na Região Centro-Oeste.. 1ed.Campo Grande: Oeste, 2012, v. 1, p. 243-256.
KASSAR, M.C.M. Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva e o atendimento educacional especializado. In: Lucia de Araújo Ramos Martins; Gláucia Nascimento da Luz Pires; José Pires. (Org.). Inclusão escolar e social: novos contextos, novos aportes.. 1ed.Natal, RN: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 55-67.
KASSAR, M. C. M. ; SERAFIM, F. G. ; FRANÇOZO, R. V. . Desafios da implantação de uma política de educação inclusiva em um contexto de diversidade. In: III Congresso Internacional Educação Inclusiva e equidade, 2013, Almada, PT. Atas do III Congresso Internacional ?Educação Inclusiva e Equidade?, 2013. v. 5. p. 1-14.
KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. . O ‘especial’ na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: Denise Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado. (Org.). Prática pedagógica da educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2013, v. , p. 21-42.
REBELO, A. S. . Políticas sociais no Brasil: a educação especial em debate. In: VI Seminário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão I Seminário Nacional do Observatório da Educação, 2014, Campo Grande. Anais do VI Seminário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão I Seminário Nacional do Observatório da Educação. Campo Grande: UCDB, 2014. p. 1-14.
REBELO, A. S. ; CARNEIRO, C. M. S. C. . Indicadores da produção científica sobre salas de recursos no âmbito das políticas de inclusão escolar. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: UFSCar/Abpee, 2014. p. 1-15.
REBELO, A. S. . Notas sobre o Estado e a Educação Especial no Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: UFSCar/Abpee, 2014. v. 1. p. 1-14.
REBELO, A. S. . A sala de recursos entre os serviços de educação especial no Brasil. In: IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2014, Sorocaba. Anais do IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e escolarização de alunos com deficiência. Sorocaba: CAPES/OBEDUC, 2014. p. 1-11.
REBELO, A. S. . A transmutação do conceito de atendimento especializado na legislação educacional brasileira (1988-2011). In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd – Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Goiânia: UFG, 2013. p. 1-15.
CARNEIRO, C. M. S. C. ; REBELO, A. S. . Indicadores de matrículas de alunos com deficiência em atendimento educacional especializado e atividades complementares em Mato Grosso do Sul. In: V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário ANPAE/MS, 2013, Campo Grande. Anais do V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário ANPAE/MS. Campo Grande: UCDB/UFMS/UFGD, 2013. p. 50-59.
REBELO, A. S. . Indicadores de matrículas em atendimento educacional especializado no município de Corumbá (MS). In: V Encontro de Politicas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário ANPAE/MS, 2013, Campo Grande. Anais do V Encontro de Politicas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário ANPAE/MS. Campo Grande: UCDB/UFMS/UFGD, 2013. p. 82-96.
REBELO, A. S. . O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais: indicadores e aspectos operacionais. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd-CO, 2012, Corumbá. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd-CO. Corumbá: UFMS, 2012. p. 1-13.
CORREA, N. M. ; REBELO, A. S. . Notas de análises de indicadores do Atendimento Educacional Especializado e da política de distribuição de salas de recursos multifuncionais. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd-CO, 2012, Corumbá. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd-CO. Corumbá: UFMS, 2012. p. 1-14.
REBELO, A. S. . Indicadores Educacionais de matrículas em Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2009-2010). In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: Abpee/CAPES/CNPq/FAPESP/PPGEEs/UFSCar, 2012. p. 730-747.
CORREA, N. M. ; REBELO, A. S. . Indicadores do Atendimento Educacional Especializado e da política de distribuição de salas de recursos multifuncionais na região Centro-Oeste: o caso de Mato Grosso do Sul. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: Abpee/CAPES/CNPq/FAPESP/PPGEEs/UFSCar, 2012. p. 854-869.
Publicações (1994-2005)
KASSAR, M. C. M., ROSA, C. M. C. M. P., CONTINI, M. L. J., COSTA, C. A. S., AMORIM, S. M. F., LEITE, J. S., SENNA, E., GARCIA, E. S. A infância e a adolescência marginalizadas diante do movimento social In: VII Congreso Internacional Exigencias de la diversidad, 2002, Santiago de Compostela. Libro de Actas. Santiagode Compostela: Sementeira, 2002. v.1. p.248 – 248.
ROCHA, G., SANTOS, R. S. N., KASSAR, M. C. M. A questão do abuso e exploração sexual em crianças no interior do Brasil: aspectos da zona urbana e rural In: VII Congreso internacional exigencias de la diversidad, 2002, Santiago de Compostela. Libro de Actas. Santiago de Compostela: Sementeira, SA., 2002. v.1. p.249 – 249
KASSAR, M.; ROSA, C. M.; COSTA, C.A.; GARCIA, E.; SENNA, E.; LEITE, J.; CONTINI, M. L. J; AMORIM, S.M.F. A infância e a adolescência marginalizadas diante do movimento social. Dimensão – Edição especial de aniversário. 35 anos – Campus do Pantanal. UFMS 2002. Pp.59-64.
CONTINI, M. L. J., COSTA, C. A. S., ROSA, C. C. M. P., LEITE, J. S., KASSAR, M. C. M. A situação da Infância e da Adolescência diante do movimento social In: XXVIII Congreso Interamericano de Psicología, 2001, Santiago, Chile – CD-ROM.
ROSA, C. M. C. M. P., KASSAR, M. C. M., CONTINI, M. L. J., LEITE, J. S., COSTA, C. A. S., AMORIM, S. M. F.
Poor children’s situation in face of social-economic changes: a case study in Corumbá, Brazil In: VII European Congress of Psychology, 2001, London, UK. Book of Abstracts. London, UK: , 2001. v.1, p.325 – 325.
CONTINI, M. L. J., COSTA, C. CONTINI, M. L. J., SILVA, L. S., LEITE, M. C. Crianças e Adolescentes que na (ou da) rua: expectativas futuras. In: I Congresso de Psiquiatria Clínica da Região do Pantanal, I Congresso de Psicologia da região do Pantanal e IV Simpósio de Sono da Região do Pantanal, 2000, Campo Grande. Interdisciplinaridade em Saúde Mental. Campo Grande: Editora da Universidade Católica Dom Bosco, 2000. p.201 – 201
CONTINI,M. A. S., ROSA, C. C. M. P., KASSAR, M. C. M., LEITE, J. S. Infância/Adolescência: várias faces e olhares de um tema. In: I Congresso de Psiquiatria Clínica da Região do Pantanal, I Congresso de Psicologia da Região do Pantanal e IV Simpósio de Sono da Região do Pantanal.Interdisciplinaridade em Saúde Mental. Campo Grande: UCDB, 2000.
ROSA, C. M. C. M. P., COSTA, C. A. S., LEITE, J. S., CONTINI, M. L. J., KASSAR, M. C. M. Infância/adolescência: várias facetas e olhares de um tema In: I Congresso de Psicologia da Região do Pantanal, 2000, Campo Grande.
Interdisciplinaridade em Saúde Mental. Campo Grande: UCDB, 2000. v.1. p.157 – 157
LIMA, L. X., ROCHA, G., KASSAR, M. C. M. Perfil das crianças e dos adolescentes que vivem no assentamento Taquaral, no município de Corumbá-MS In: I Congresso de Psicologia da Região do Pantanal, 2000, Campo Grande.
Interdisciplinaridade em Saúde Mental. Campo Grande: UCDB, 2000. v.1. p.204 – 205
BARROS, A. A., KASSAR, M. C. M. Significado econômico das atividades das crianças /adolescentes de (ou na ) rua para suas famílias In: I Encontro Interno de Iniciação Científica, 2000, Aquidauana, MS.
Caderno de Resumos. UFMS, 2000. v.1. p.181 – 181
BARROS, A. A., KASSAR, M. C. M. Significado econômico das atividades das crianças/adolescentes de (ou na) rua para suas famílias In: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2000, Cuiabá, MT.
Anais. , 2000. p.120 – 120
KASSAR, M. C. M., CONTINI, M. L. J. Panorama da situação da infância e adolescência em Corumbá, Brasil. In: I Congresso Norte – Nordeste de Psicologia, 1999, Salvador, BA. I Congresso Norte Nordeste de Psicologia. V Semana Baiana de Psicologia. Anais. Salvador, BA.: NEHP/CPD/UFBA, 1999. p.1 – 1.
CONTINI, M. L. J., COSTA, C. A. S., ROSA, C. C. M. P., LEITE, J. S., KASSAR, M. C. M. Infância e Adolescência “de risco” na fronteira Brasil-Bolívia In: I Congresso Norte e Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999, Salvador. I Congresso Norte e Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia. , Anais. Salvador, BA.: NEHP/CPD/UFBA, 1999. p.1 – 1.
CONTINI, M. L. J., KASSAR, M. C. M., COSTA, C. A. S., LEITE, J. S., ROSA, C. C. M. P. Infância e Adolescência de risco na fronteira Brasil-Bolívia In: II Congreso Iberoamericano de Psicología, 1998, Madri, ES. Libro de Resúmenes. Torrejón de Ardoz: ALPE-CETER, 1998. v. 1. p. 440 – 440.
CONTINI, M. L. J., KASSAR, M. C. M. Panorama da situação da infância e adolescência em Corumbá – MS. Re-criação. Campo Grande, MS: , v.3, n.1, p.29 – 34, 1998.
ROSA, C. M. C. M. P., KASSAR, M. C. M., COSTA, C. A. S., CONTINI, M. L. J., LEITE, J. S. A infância e a adolescência na fronteira Brasil – Bolívia. Dimensão 1967-1997. , p.73 – 81, 1997.
KASSAR, M. C. M., COSTA, C. A. S. Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência In: XXVII Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo, SP. ANAIS. , 1997. v.1. p.373 – 373.
KASSAR, M. C. M., CONTINI, M. L. J. Meninos de rua x escola: uma complexa relação In: 48a Reunião Anual da SBPC, 1996, São Paulo, SP. ANAIS. , 1996. v.1. p.234 -234.
CONTINI, M. L. J., KASSAR, M. C. M. Meninos de rua versus crianças: desafios de uma pesquisa. Re-criação – Revista do Creia. Campo Grande: , v.01, n.01, p.07 – 13, 1995.
KASSAR, M. C. M. Diagnóstico da situação dos meninos e meninas que vivem na/da rua na região de Corumbá e Ladário In: II Reunião Especial da SBPC, 1995, Cuiabá, MT. Anais. , 1995. v.1. p.130 – 130.
KASSAR, M. C. M. Situación de la infancia abandonada en la región de Corumbá, MS In: I Encontro de Pesquisadores da UFMS sobre questões Latino Americanas, 1995, Campo Grande. Anais. , 1995. v.1. p.36 – 34.
KASSAR, M. C. M. Situação da criança abandonada na região de Corumbá – MS In: I Encontro de Pesquisadores da UFMS sobre as questões Latino – Americanas, 1995, Campo Grande, MS. ANAIS. , 1995. p.36 – 37.
KASSAR, M. C. M. Infância e adolescência em situação de risco In: IX de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, 1994, Campo Grande. ANAIS. , 1994. v.1.
KASSAR, M. C. M., CONTINI, M. L. J. Meninos de rua e escola: uma complexa relação In: 46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994, Vitória, ES. ANAIS. , 1994. p.372 – 372.