Quem somos

O CREIA é um laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, formado por um grupo de professores e alunos da área da Educação, que tem como objetivos estudar, pesquisar, e prestar serviços sobre temas relacionados com infância e adolescência.

Foi criado através de um convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e o extinto Centro Brasileiro para Infância e Adolescência – CBIA , em 1993.

Suas atividades consistem em:

  • Reunir, sistematizar e divulgar informações e pesquisas elaboradas sobre a temática infância e adolescência;
  • Produzir estudos e pesquisas sobre a situação das crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul;
  • Proporcionar a pesquisadores e instituições interessadas indicação de material bibliográfico;
  • Oferecer à comunidade estudos e informações para subsídio de projetos e políticas de atendimento à criança e ao adolescente;
  • Trocar informações sobre o tema com outras instituições afins;
  • Assessorar organismos como os Conselhos de Direitos da Infância e Adolescência e os Conselhos de Educação, Saúde e Entorpecentes na elaboração e avaliação de programas e projetos ligados à infância e à adolescência;
  • Elaborar projetos de capacitação de recursos humanos para o trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco.

O laboratório é coordenado pela professora Andressa Santos Rebelo e está vinculado aos Grupos de Pesquisa/CNPq Educação e Cidadania e Políticas Públicas de educação e educação especial, liderados pela professora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. São grupos de pesquisa associados: Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão, liderado pela professora Andressa Santos Rebelo e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva, liderado pela Profa. Dra. Bárbara Amaral Martins. O CREIA conta com uma biblioteca com cerca de 2.000 títulos especializados para consulta.

 

Educação e Cidadania

Endereço para acessar o espelho do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3888236649541593

O Grupo de Pesquisa Educação e Cidadania foi formado, originalmente, por um grupo de docentes dos departamentos de Psicologia e de Educação do Campus do Pantanal, que estudam pesquisam e prestam assessoria sobre temas relacionados à infância e à adolescência. Desde o ano de 1994, o grupo desenvolve seus projetos no Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência “Ester Senna” – CREIA/UFMS – implantado através de convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e o extinto Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – CBIA. Assessora organismos como o Conselho Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência e o Conselho Municipal de Entorpecentes, no município de Corumbá. De 1995 a 2003, o CREIA publicou a Revista Re-Criação – revista do CREIA. Em 2020, organizou uma edição comemorativa de 25 anos de atividades do grupo. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa e de extensão em colaboração com pesquisadores das Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de Alcalá (Espanha). Conheça um pouco mais sobre nossa história, aqui.

 

Em 2019 o CREIA teve o nome da professora Ester Senna acrescentado em sua denominação.

 

Ester Senna

Primeira nascida entre cinco irmãs e quatro irmãos, a professora Ester Senna atuou na Educação com significativas contribuições na formação docente e em pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul. Graduou-se em Pedagogia pela UFMS. Em 1986 concluiu mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na Universidade de São Paulo (USP) doutorou-se em Educação (1994).

Participou do grupo inicial que organizou o CREIA. Era aposentada desde 2010, mas continuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação), área de concentração em Educação Social, da UFMS-CPAN – linha de pesquisa políticas, práticas institucionais, inclusão/exclusão social – até 2012, quando fazia parte do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. No período 2012-2013 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Ester pesquisava gestão educacional, avaliação institucional e interface da política educacional com outras políticas sociais. Como participante, a docente também desenvolveu pesquisas em programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação na UFMS e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Além de autora e coautora de capítulos em livros, de escrever artigos em periódicos científicos e de atuar em conjunto na organização de publicações, Ester foi organizadora dos livros Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais: análise e diagnóstico (1980-1990), publicado em 2000, e Trabalho, educação e política pública (2003).

Políticas públicas de educação e educação especial

Endereço para acessar o espelho do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6662666493383097

O grupo surgiu com caráter interinstitucional, envolvendo pesquisadores das UEL, UFSC, UNICAMP, UFSCar e UFMS, desenvolvendo pesquisas em 4 estados brasileiros: SP, MS, SC e PR. Em 2010, seus projetos de pesquisa foram contemplados pelos Edital Universal do CNPq e Edital Observatório – CAPES. Atualmente, o grupo ampliou-se e envolveu-se no desenvolvimento de duas pesquisas: “História e ‘memória’ da educação especial em Mato Grosso do Sul: as ‘vozes’ dos gestores (1981-2018)”, sob a coordenação da Dra. Raquel Quiles (UFMS) e participação de Carina Elisabeth Maciel (UFMS) e “Portal Pioneiros da educação especial no Brasil: instituições, personagens e práticas”, sob a coordenação da Dra. Adriana Borges (UFMG). Site do grupo: https://ppeees.ufms.br/.

 

Grupos de pesquisa associados

Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão

Endereço para acessar o espelho do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7835332803853239

O Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão objetiva analisar as políticas de Educação Especial e as práticas pedagógicas em contexto de inclusão educacional. Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre: políticas de Educação Especial; indicadores educacionais; Educação Especial e educação do campo; acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior; e, tecnologias digitais e inclusão escolar. Atualmente, o grupo desenvolve o projeto de pesquisa Educação Especial: política e indicadores sobre a escolarização no Brasil. Participa de pesquisas em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Líder do grupo: Profa. Dra. Andressa Santos Rebelo (UFMS)

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva

Endereço para acessar o espelho do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2800875976747619

Este grupo tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionados à educação inclusiva, de modo a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que fazem parte do público alvo da educação especial, os quais devem ter suas necessidades respondidas na própria escola regular.

Líder do grupo: Profa. Dra. Bárbara Amaral Martins (UFMS)