PIBICs

Iniciação científica

Aurilucia Araújo Galeno e Diego Renan Celestino da Silva. Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação inclusiva: formação de professores no Brasil e na Espanha. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Robeson Adrison Barbosa Leite. Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação inclusiva: alfabetização de alunos no Brasil e na Espanha. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Letras – Português e Inglês) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

Diego Renan Celestino da Silva. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na educação inclusiva: formação de professores no Brasil e na Espanha. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

PEREIRA, Ana Paula Escossia Barbosa de Souza. Educação Especial como política pública no Brasil: o CENESP e a cooperação internacional. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

MORENO, Mireli Campos; SILVA, Wania Regina Aranda da. Indicadores de matrícula da Educação Especial em Mato Grosso do Sul entre 2007 e 2016. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Andressa Santos Rebelo.

ARRUDA, Alike Cosme Silva de. O atendimento oferecido pelas creches e pré-escolas aos educandos com necessidades educacionais especiais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

ARRUDA, Alike Cosme Silva de. Análise do processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

JESUS, Beatriz Bezerra de. Trajetória escolar de alunos com necessidades especiais educacionais dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Ladário – MS. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

RODRIGUES, Ana Paula Neves. O núcleo de educação especial e a efetivação da educação inclusiva no município de Corumbá, MS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

LEIJOTO, Camila Pereira. A organização didática do professor do ensino fundamental do processo de inclusão. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

BRANDÃO, Patrícia Ferreira. A disseminação do programa:’ Educação Inclusiva: direito à diversidade’ e a distribuição de materiais disponibilizados pelo MEC. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

MACIEL, Adriana Urt. Desafios da Formação Continuada para a efetivação da Educação Inclusiva. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

RODRIGUES, Ana Paula Neves. O papel do núcleo de Educação Especial para a implantação da Educação Inclusiva no município de Corumbá. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

BRANDÃO, Patrícia Ferreira. A formação de multiplicadores do Programa “Educação Inclusiva”, no município de Corumbá. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

LEITE, Dayane Cabral. As políticas socais e violência doméstica: o castigo físico na percepção das crianças. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

SANTOS, Valdelírio Lechan Colares dos. A pedagogia empreendedora no movimento de implantação da reforma de Estado na década de 90. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

FERREIRA, Hayane Krayth da Silva. A materialização do atendimento sócio-educativo no município de Corumbá. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

OLIVEIRA, Caroline Borda de. Educação Especial, professores e escola: política versus prática da inclusão no município de Corumbá-MS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

SANTANA, Ronaldo. O perfil do profissional de educação infantil no município de Corumbá-MS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

ARAÚJO, Crhistiane Montenegro de. O uso de brinquedos nas creches do município de Corumbá- MS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

RUIZ, Jucilene. O profissional de educação infantil e a presença de duas práticas: o cuidar e o educar. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

OLIVEIRA, Andréa Duarte. Aspectos do cotidiano escolar de alunos com deficiência incluídos nas escolas do ensino público municipal da cidade de Corumbá. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

RODRIGUES, Hamana Tarraf. O limite entre o bater para educar e a agressão contra a criança, segundo o olhar dos pais. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

ADI, Asjhan Sadique. A importância da ludicidade na construção da cultura infantil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

GELLER, Lea. A manifestação da cultura lúdica no contexto social social da criança trabalhadora na cidade de Corumbá. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

ALMEIDA, Erica Lopes de. Os adultos frente às brincadeiras infantis: a concepção do brincar nos profissionais da educação infantil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anamaria Santana da Silva.

JESUS, Eliane José de. Conhecimento e análise da situação de inclusão de pessoas com ‘necessidades educativas especiais’, no município de Corumbá-MS. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

DURAND, Rubia Deise. Estudo de possíveis prejuízos à vida de adolescentes envolvidos na exploração comercial sexual. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

RODRIGUES, Hamana Tarraf; SANTOS, Andréa dos. Estudo da trajetoria de agressores de violência domestica contra crianças e adolescentes, apos a denuncia do Ministerio publico. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CUNHA, Renata Rojas. Estudo da relação entre escolaridade das crianças em situação de rua e a escolaridade de seus pais. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CUNHA, Renata Rojas. Identificação da procedência das crianças de rua na região de fronteira Corumbá,BR – Puerto Aguirre,BO. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

DURAND, Rubia Deise; SANTOS, Roberson Souza das Neves. Diagnóstico da exploração sexual/comercial no município de Corumbá, MS. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

FREIRE, Vanda Jeane Ferreira. Estudo comparativo entre educação infantil na zona rural e na zona urbana. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

RODRIGUES, Sônia Cristina. Crianças e Adolescentes vitimizados: um estudo do contexto do abuso sexual em Corumbá/MS. 2002. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.

LIMA, Luciana Xavier. Uma visão sobre o Trabalho infanto-juvenil na comunidade rural do Assentamento Taquaral, no município de Corumbá-MS. 2002. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.

LIMA, Luciana Xavier; ROCHA, Gisele da. Perfil das crianças e dos adolescentes que vivem no assentamento Taquaral, na região de Corumbá-MS. 2001. (PIBIC – projeto voluntário). Orientador: Mônica de C. M. Kassar.

BASTOS, Érika Cristina. Percepção do deficiente visual sobre o papel da escola na sua inserção no mercado de trabalho. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edelir Salomão Garcia.

ROCHA, Gisele da. A questão da sexualidade na realidade das crianças e adolescentes que vivem no Assentamento Taquaral, Corumbá/MS: um panorama sobre abuso sexual. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

FREIRE, Vanda Jeane Ferreira. O significado do processo escolar para crianças do assentamento rural n0 município de Corumbá. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

KOBERSTAIN, Elizana de Jesus. As instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco sob o olhar de sua clientela e seus funcionários. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa.

SANTOS, Roberson Souza das Neves; SILVA, Edson; BASTOS, Érika Cristina. Análise das transferências entre escolas públicas e privadas no município de Corumbá – MS, mediante crise na economia brasileira (1998 – 1999). 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Mônica de C. M. Kassar.

COSTA, Elisa Gomes da. Gravidez na adolescência na região de Corumbá e Ladário: um estudo exploratório. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.

AGOSTINHO, Patrícia; SILVA, Luana Santos. Crianças e adolescentes que vivem na (ou da) rua: expectativas futuras. 2000. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Maria de Lourdes J. Contini.

SANTOS, Roberson Souza das Neves. Análise das transferências entre escolas públicas e privadas no município de Corumbá-MS, mediante crise na economia brasileira. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

SANTO, Rosa Cristina do Espírito; NASCIMENTO, Célia Lima do. Caracterização econômica das famílias de crianças que freqüentaram classes especiais para deficientes mentais no período de 1988 a 1991 em Corumbá,MS. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

BARROS, Aurice Alves de. Significado econômico das atividades das crianças/adolescentes de (ou na ) rua para suas famílias. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

TELES, Adriana de Almeida. Evasão e repetência na 5ª série do 1º grau. 1999. (PIBIC – UFMS/CNPq). Orientador: Carmen Adélia Saad Costa.

ANDRADE, Segismar Pereira. Auto Imagem em crianças e adolescentes assistidos por instituições de Corumbá/MS. 1999. (PIBIC -UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.

COSTA, Marli Lopes da. Infância, violência e família: o discurso da vítima e o discurso do agressor. (PIBIC-UFMS/CNPq). 1998. Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.

ANDRADE, Segismar Pereira. Auto-imagem e meninos de rua: uma análise representacional. 1997. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.

COSTA, Marli Lopes da. A droga na voz dos meninos de rua. 1997. (PIBIC-UFMS/CNPq). Orientador: Catarina M. C. M. Pereira da Rosa.

ARAÚJO, Valdair Fogaça de. Análise das propostas de atendimento de Educação Especial em Mato Grosso do Sul em relação ao cotidiano das escolas em Corumbá. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

CASSIANO, Ramona Corrêa. Jovens de gangues e escola: uma relação marginalizada. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.

MATTOS, Wagner Neves de. Gangues: protesto à marginalidade?. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.