Extensão
2020 – 2021
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador / Ana Paula Escossia Barbosa de Souza Pereira – Integrante / Aline Maira da Silva – Integrante / Mary Cristina Olimpio Pinheiro – Integrante / Adelma dos Santos Soares – Integrante.
2016 – 2017
Instrumentalização de confecção de blog com crianças na primeira fase do Ensino Fundamental
Neste projeto objetivamos elaborar atividades para a aquisição da leitura e escrita por alunos público-alvo da política de educação inclusiva. A ação é desenvolvida no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, em uma escola que oferece atendimento educacional especializado a alunos com deficiência e que atende alunos oriundos da Bolívia. Utilizamos o gerenciador de conteúdo WordPress hospedado no portal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (http://www.ppeees.ufms.br/blogcaic/) e outros recursos tecnológicos. Essa estratégia se apresenta como alternativa pedagógica para auxiliar a escola no processo de alfabetização dos alunos, compreendendo que o desenvolvimento da linguagem a torna meio de generalização e base de elaboração do pensamento. Tem por finalidade fortalecer o intercâmbio institucional com outros grupos de pesquisa, em especial da Universidade de Alcalá, Alcalá de Henares, Comunidade de Madri, Espanha.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Pós-doutorado: (1).
Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Coordenador / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho – Integrante / José Fonseca da Rocha Filho – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra / Prefeitura Municipal de Corumbá – Cooperação. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
Educação lúdica com crianças
Orientadora: Anamaria Santana da Silva, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Nosimar Ferreira dos Santos Rosa.
Período de implementação: 2005.
Realização: CREIA, UFMS, OIT.
Brinquedoteca hospitalar
Objetivo: Desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas com crianças na pediatria da Santa Casa de Corumbá e no Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM.
Responsável: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Período de implementação: a partir de 1999
Clientela atendida: crianças internadas nas enfermarias pediátricas desses hospitais.
Educar sem Violência: Orientação às crianças e adolescentes atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá
Objetivo: Acompanhamento e orientação a crianças, adolescentes e suas famílias, atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá, consideradas em “situação de risco”.
Orientadora: Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa
Responsável: Elizana de Jesus Koberstain
Marli Lopes da costa
Período de implementação: 1997 – 1998
Clientela: crianças atendidas pelo Conselho Tutelar de Corumbá e suas famílias.
Programa de prevenção ao abuso de drogas na Escola de 1º e 2º graus D. Bosco. (CREIA/Conselho Municipal de Entorpecentes)
Objetivo: Orientação da população em relação ao uso e abuso de drogas.
Responsável: Carmen Adélia Saad Costa
Período de implementação: 1997 – 1998
Clientela: alunos de 5ª à 8ª série e 2º grau e pais de alunos.
Orientação à famílias das crianças do Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM
Objetivo: Orientação a famílias de crianças consideradas em “situação de risco”, atendidas pelo Centro de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller – CRIPAM – Corumbá, MS.
Responsável: Jolise Saad Leite
Período de implementação: 1997 – 1998
Clientela atendida: 15 famílias de crianças em situação “de risco”.
Projetos APAE, Tópicos especiais em educação especial e Temas em educação especial – Grupos de estudo
Objetivo: Desenvolvimento de estudos e orientações a professores e demais profissionais, que atendem crianças com deficiências.
Responsável: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Período de implementação: 1993 – 1995; 1999-2001
Clientela: professores e profissionais interessados no atendimento a alunos com deficiências.
Curso para atendimento a crianças em situação de extremo risco. (CREIA/FACOR)
Objetivo: Orientação a profissionais da Prefeitura Municipal de Corumbá, MS para criação de um centro de atendimento para crianças e adolescentes em situação de “extremo risco”.
Responsável: Sandra Francisco de Amorim
Período de implementação: 1999 – 2000
Clientela: profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação consideradas de “extremo risco” (abusos, violências, uso de drogas, etc.).
Seminários anuais de Pesquisa do CREIA
Objetivo: divulgar pesquisas realizadas no CREIA e debater com a comunidade a situação da infância.